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10 ideias criativas para marketing no WhatsApp

Whats-top

Você sabia que havia mais de 1 bilhão de usuários ativos no WhatsApp em fevereiro de 2016? E mais de 1 milhão de novos usuários se cadastrando diariamente e que este valor já dobrou em 2021 para 2 bilhões?

Pode ser hora de considerar o marketing no WhatsApp!

Como profissionais de marketing, gostamos de nos envolver em plataformas nas quais nossos clientes são ativos e podemos nos destacar. Com números como esse, fica claro que o WhatsApp é um contendor.

Da forma como está, o WhatsApp não ofereceu às empresas muitas maneiras óbvias de usar sua poderosa plataforma de vendas e marketing. No entanto, isso logo mudará. O Whatsapp anunciou que testará ferramentas para ajudar empresas e organizações a se comunicarem com os usuários.

Enquanto isso, você pode aproveitar ao máximo a plataforma. Você só precisa ser criativo para aproveitar o WhatsApp como uma ferramenta de negócios.

Razões para usar o WhatsApp em seu marketing

O marketing no WhatsApp pode não estar recebendo muita atenção agora, mas você tem um bom motivo para explorar as possibilidades.

  1. É grátis.
  2. Ele permite enviar imagens, ebooks, brochuras e catálogos.
  3. Ferramenta de pesquisa! Peça feedback diretamente dos clientes.
  4. Você pode usá-lo para discussões e reuniões em grupo.
  5. Como um aplicativo de mensagens, ele permite enviar alertas sobre novos eventos e vendas.
  6. As mensagens não serão perdidas: os alertas de mensagens off-line garantem que os usuários saibam quando uma mensagem está esperando.

A página inicial do WhatsApp apresenta uma descrição escrita por um cofundador Jan Koum intitulada, “Por que não vendemos anúncios”. O que ele quis dizer é que não há páginas de perfil de marca. Para que o seu público saiba de você está no WhatsApp, você precisa avisá-lo.

Como Koum diz, “… você, o usuário, é o produto”.

É por esta razão que os limites entre o usuário privado e a empresa tornam-se confusos, tornando-os intercambiáveis. Anunciantes inteligentes estão vendo oportunidades de capitalizar sobre esse atributo exclusivo, e isso é valido também para o Whatsapp Business. 

1. Aproveite a vantagem entre plataformas

Quando um aplicativo é multiplataforma, ele alcança redes sociais (e pessoas) que não estão atualmente em sua casa do leme de mídia social. Isso por si só é uma ótima notícia! O que o torna ainda melhor é a análise de tráfego que fornece uma visão sobre quais redes são populares entre seu público-alvo.

A análise de tráfego do Whatsapp está amplamente disponível em muitas fontes de terceiros, provavelmente porque foi desenvolvida desde o início usando software de código aberto. Isso oferece dados que podem ajudá-lo a ajustar sua estratégia de mídia social e ajustar suas prioridades enquanto você procura o público-alvo ideal.

2. Crie listas de transmissão

Crie listas relacionadas a tópicos específicos e, em seguida, amplie as comunicações unilaterais destinadas a aumentar o engajamento, assim como você faz no Twitter. Por exemplo, inclua links ou convites em suas mensagens.

3. Aproveite as vantagens do chat em grupo

As mensagens do grupo são compartilhadas entre todos os membros de um grupo, incluindo respostas de qualquer participante do grupo. Pense “interativo”. Isso é especialmente útil ao conduzir grupos de foco. Ou realizando estudos de mercado antes do lançamento de um produto.

4. Desfrute de mensagens gratuitas

Com o WhatsApp, você pode trocar mensagens sem custos de SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia. Eles podem trocar mensagens uns com os outros porque o WhatsApp Messenger usa o mesmo plano de dados de Internet que você usa para e-mail e navegação na web.

Para valor agregado, os usuários podem criar grupos, enviar uns aos outros imagens, vídeo e mensagens de mídia de áudio ilimitadas. Essa vantagem simples traz grandes benefícios para usuários e profissionais de marketing. Se você está tentando alcançar um público internacional, o WhatsApp pode facilmente violar as fronteiras internacionais.

5. Leve o Suporte ao Cliente a um novo nível

Embora o WhatsApp tenha sido projetado para dispositivos móveis, é compatível com dispositivos de desktop. Portanto, você pode usá-lo junto com outros aplicativos de desktop para um suporte ao cliente poderoso – seus clientes podem entrar em contato com você diretamente e você pode fornecer respostas instantâneas.

O processo é único, mas muito direto. Basta ir ao site do aplicativo da web e escanear o código QR na tela. Com algumas instruções simples, você está dentro!

6. Faça ofertas e promoções criativas

Procurando uma maneira criativa de fazer novas ofertas? O WhatsApp pode ser exatamente o que você está procurando. Veja como empresas como a Homeshop 18 e a Absolut Vodka o usam para direcionar as pessoas às promoções no Youtube.

7. Construir a fidelidade do usuário

Coletivamente, as listas de grupos no WhatsApp exibiram mais fidelidade à marca do que outros grupos de mídia social. Da mesma forma, as personas da marca parecem ter desenvolvido um bom relacionamento com seus seguidores. Isso é reforçado com as ferramentas mencionadas acima, como notificações push, chats em grupo e listas de transmissão.

8. Envolva-se diretamente com chamadas telefônicas

Você tem a opção de usar o WhatsApp para fazer ligações de vendas por meio de sua própria versão integrada de VOIP. Portanto, quando você recebe uma solicitação de um cliente – como quando alguém pede mais informações ou quer falar com um vendedor – o WhatsApp permite que você responda imediatamente.

9. Manter conteúdo de qualidade, mesmo em um aplicativo de mensagem

Como o objetivo principal do WhatsApp GB é enviar mensagens, torne-as curtas e poderosas. Mas não se preocupe muito com o comprimento. Ao contrário do Twitter, você não está limitado a 140 caracteres.

10. Incorpore conteúdo com curadoria

Assim como em seus outros canais sociais, você pode enviar conteúdo original e com curadoria. Lembre-se de que, embora o formato seja diferente do Facebook, a filosofia geral sobre o conteúdo deve ser aplicada. Isso inclui a proporção entre conteúdo com curadoria e conteúdo criado.

É isso: 10 Dicas inteligentes para você usar no Whatsapp em 2021, a tecnologia faz parte do nosso dia a dia.

Claro, como acontece com todos os canais de marketing, você precisa ser estratégico. Entenda como a plataforma funciona e quais são as expectativas das pessoas antes de começar.

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