Marketing Digital

Estratégias de marketing para aumentar o conhecimento da marca

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Para marcas que não têm o reconhecimento internacional de gigantes do marketing como Amazon e Google, o primeiro passo para conquistar um novo cliente ou aumentar sua comunidade é alcançar o reconhecimento da marca por meio do marketing digital inovador. Neste blog, examinamos os melhores canais e apresentamos algumas estratégias de marketing para aumentar o conhecimento da marca.

A importância do conhecimento da marca

Em primeiro lugar, o aumento do conhecimento da marca traz uma gama de benefícios, incluindo aumento do tráfego, defensores da marca e o potencial de aumentar suas vendas, obter mais doações ou expandir sua comunidade. É verdade que pode ser complicado (porque é difícil de definir e medir), mas é essencial ao trabalhar para o sucesso da marca.

A definição do dicionário de consciência da marca é, “O grau de reconhecimento do consumidor de um produto por seu nome”. A lógica aqui é que, se os consumidores reconhecerem seu nome e o considerarem diferente da concorrência, você terá mais chances de fazer uma venda ou de conseguir que alguém se envolva com você.

O reconhecimento da marca pode fazer ou quebrar uma marca. Os produtos com alto conhecimento de marca podem desfrutar de um fenômeno chamado ‘ efeito fosso ‘. O que isso significa é que, como a marca é tão conhecida, é difícil para qualquer marca concorrente se destacar. Verdade seja dita, em alguns dos mercados mais concorridos, o reconhecimento da marca é a única coisa que diferencia os produtos.

Por exemplo: você seria capaz de diferenciar Coca Cola e Pepsi sem seus rótulos? Você poderia fazer uma degustação às cegas de sua marca de vinho favorita e escolhê-la?

Canais de marketing digital

Quando estiver elaborando uma estratégia para o reconhecimento da marca, você precisará decidir sobre os canais de marketing digital certos para suas campanhas de marketing, bem como o nível de prioridade que daria a cada um.

Existem sete canais principais de marketing digital a serem considerados:

  • SEO  (Search Engine Optimization)
  • Publicidade PPC (Pay-Per-Click)
  • Marketing de mídia social
  • Publicidade em mídia social
  • Marketing de conteúdo
  • Relações públicas
  • Marketing de Vídeo

Como escolher os melhores canais de marketing digital

Decidir quais canais incluir em uma campanha de conhecimento da marca é mais sobre descobrir a combinação certa de canais e menos sobre como escolher entre os diferentes canais. A maioria dos canais listados funcionam melhor em conjunto do que sozinhos. Você vai querer usar a maioria, senão todos, para atingir com sucesso o reconhecimento da marca, pois seu público pode ser encontrado no final de vários canais online.

Para encontrar a combinação certa para sua empresa, siga estas etapas:

  • Defina seus objetivos
  • Faça pesquisas de público
  • Considere seu orçamento
  • Crie uma estratégia
  • Acompanhe os resultados e refine sua estratégia

Estratégias de marketing digital que aumentam o conhecimento da marca

O objetivo é descobrir como colocar sua marca na frente de seu mercado-alvo, bem como em primeiro lugar, para que, mesmo que as pessoas não estejam prontas agora para fazer uma compra, reserva, doação ou aderir à sua marca, vem à mente quando eles estão prontos. Aqui, examinamos três estratégias de marketing digital que aumentam o conhecimento da marca. Cada estratégia vem com sua própria abordagem, mas todas são projetadas para melhorar o reconhecimento da marca, posicionar sua marca junto aos consumidores e, por fim, aumentar os resultados. Aqui estão algumas outras metas que vêm com o aumento do conhecimento de sua marca:

  • Mais visualizações, curtidas e seguidores em plataformas de mídia social
  • Reforce o relacionamento com o cliente por meio do envolvimento online
  • Distinguir sua marca da concorrência

1. Pontuação de visualizações nas mídias sociais

Começando com o mais óbvio, se você quiser que as pessoas reconheçam sua marca, elas primeiro precisam vê-la. As melhores campanhas obterão muitas visualizações para seus produtos. Uma ótima estratégia a ser implementada aqui é encontrar um equilíbrio entre exibir seus produtos e se envolver com os clientes. Lembre-se de que a mídia social deve ser relacional, interativa e divertida.
Um exemplo de marca que faz isso muito bem é a  Frank Body,  com quase 800 mil seguidores no Instagram e US $ 150 mil no Facebook

Brindes nas redes sociais  são ótimas estratégias para aumentar a conscientização. A ideia básica é que quando os usuários comentam sobre a postagem e marcam outro usuário, eles participam do sorteio. Incentivar esses concorrentes a curtir e seguir sua marca ganha um impulso instantâneo em suas estatísticas.

2. Conscientização da marca com conteúdo gerado pelo usuário

Indo um pouco mais longe da estratégia anterior, pense quando alguém vê sua marca pela primeira vez, isso é apenas o começo. Em seguida, você precisa guiá-los por uma jornada – através do posicionamento da marca e do crescimento do relacionamento marca / cliente.

Como já sabemos que fazer com que os usuários se envolvam com sua marca ajuda no reconhecimento da marca, se você puder reforçar o efeito respondendo ao que seu público compartilha com você, você aumentará com sucesso seu conhecimento sobre sua marca e alcançará todos os benefícios que advêm com isso. Um ótimo exemplo seria pedir a seus seguidores que postassem fotos deles interagindo com seu produto ou marca. Você pode até criar uma hashtag para sua marca que pode pedir à sua comunidade para usar quando compartilhar seu próprio conteúdo sobre sua marca. Dê uma olhada em alguns desses exemplos no Instagram – #frankbody #lukbeautifood #howdoyouboom

3. Pague pelo conhecimento da marca

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Qual é a parte mais difícil do reconhecimento da marca? Fazer com que as pessoas descubram sua marca.

A publicidade paga no Facebook e no Google pode ser ótima para isso, porque você pode optar por exibir seus anúncios para pessoas que demonstrem interesse no tipo de produtos e serviços que você vende, mesmo que não conheçam sua marca especificamente.

Recentemente, eu estava em busca de roupas ativas éticas e sustentáveis ​​… bem, estamos na época do COVID-19, afinal, eu preciso estar confortável em casa! Pesquisei no Facebook por uma marca ética que eu conhecia pelo nome. Nos três dias seguintes, toda vez que eu verificava meu feed do Facebook (o que é muito!), Via um anúncio de outra marca de roupas ativas éticas – a maioria da qual eu nunca tinha ouvido falar, mas parecia ótima. Acabei comprando de uma dessas marcas porque gostei do que elas representavam e seus produtos também ficaram ótimos.

Ao usar a segmentação por interesse com seus anúncios do Facebook, você pode garantir que as pessoas certas vejam seus anúncios e isso ajuda a aumentar o conhecimento da marca, mesmo quando nenhuma existia antes.

Uma boa campanha deve ser interativa e demonstrar os valores da sua empresa e o posicionamento da marca, não apenas os produtos ou serviços que você oferece.

Agende uma chamada de descoberta com Suellen Hughes – estrategista digital para falar sobre como usar o marketing digital para melhorar o conhecimento da marca da sua empresa.

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